quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como você se posiciona? Como Responsável ou Vítima?

Todo dia deveria ser um momento de reflexão sobre como nos posicionamos. Podemos liderar e demonstrar responsabilidade em todas as circunstâncias que enfrentamos dentro da empresa, com nossas equipes, clientes e amigos?

Demonstrar responsabilidade requer um posicionamento muito direto. E ao agirmos com responsabilidade, teremos como resultado uma equipe mais competitiva, engajada e um lugar mais gratificante para se trabalhar. Encarar os desafios e as mudanças com responsabilidade é essencial.

Ao demonstrar responsabilidade, você escolhe a sua resposta. Demonstrar responsabilidade significa que, quando algo acontece ao seu redor que necessita a sua ação, você sabe que seu comportamento é produto de uma decisão consciente ao invés de um produto do acaso ou da sua condição. Nós sempre temos uma escolha, sempre.


Em tempos de grandes mudanças e de crises, é fácil de adotarmos um ponto de vista de vítima. Vítimas se tornam passivas e assumem um sentimento de desamparo, que geralmente é demonstrado nas suas palavras e ações.

A pessoa que assume o papel de vítima está desconectada dos resultados ao seu redor, e acredita que o não há nada que ele/ela possa fazer para mudar a situação. “O que eu posso fazer?” “Mas eles decidiram assim, não pude fazer nada!” são desculpas comuns que a pessoa que se posiciona como vítima usa como uma forma se desconectar dos resultados que ocorrem ao seu redor.

Nosso ponto de vista envolve um ato de vontade. Devemos simplesmente decidir, "Eu vou dar um passo adiante para fazer a diferença. Eu estou conectado ao que acontece ao meu redor e minhas ações podem e afetam os resultados.

São as nossas escolhas, não as circunstâncias, que criam as nossas experiências e resultados.


 Pense nisso!
 
Abraços,
Edu Dias

2 comentários:

  1. Excelente texto Edu. Lembrou-me um professor da época da faculdade que vivia repetindo - como um mantra - "vítimas nunca vencem".
    Certamente somos os únicos responsáveis por nossa vida, apenas penso que a única diferença entre os vencedores e o restante das pessoas não está no fato deles serem mais espertos, sortudos ou serem possuidores de um "DNA superior"; está apenas em como encararam as derrotas... Ser vítima ou ser responsável é escolha puramente pessoal. Invariavelmente em algum momento, todo mundo escorrega e cai, porém levantar é uma atitude sábia e no final - sobre a nossa vida - a última palavra sempre será nossa.

    "O segredo de estar bem no mundo não reside no lugar onde estamos,mas na direção para a qual estamos indo."(Oliver Wendell Holmes)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir